segunda-feira, 15 de maio de 2017

Tambor do Brasil














No dia 21 de Maio domingo, o Percussão Brasil recebe mais uma edição do Tambor do Brasil.
O Percussão Brasil: Núcleo de Pesquisa e Formação desenvolve atividades de preservação e difusão de manifestações da cultura popular brasileira de importante valor cultural. Para tanto, investe-se em processos criativos de estudo e formação continuada dentro da área da percussão. ONECUP - Núcleo de Estudos de Cultura Popular foi o lugar escolhido para receber a 9° edição do Tambores do Brasil, evento que celebra a reunião de artistas e representantes da rica tradição percussiva da cultura popular brasileira. Grupos de percussão atuantes na cena de Belo Horizonte se apresentarão durante as sete horas de programação do evento. Tambor de Crioula do Necup, Afoxé Bandarerê, Samba do Necup com o grupoMãos a Obra e Bateria Imperador fazem parte da programação, aliando a rítmica dos tambores aos demais segmentos artísticos que compõem estas manifestações, como o canto e a dança.

Grupos:
► Samba do Necup liderado pelo grupo Mãos a Obra tem como compromisso aliar os ritmos afro brasileiros aos grandes intérpretes do samba de todo o Brasil, a ancestralidade é inegável!

► Nascendo como resultado das ações de formação do Percussão Brasil, a Bateria Imperador apresenta a tradicional percussão das baterias de escolas de samba. Como resultado da pesquisa do percussionista Rafael Leite, traz belos arranjos percussivos, aliado a um repertório de sambas-enredo clássicos do carnaval brasileiro.

Tambor de Crioula do Necup nasce a partir das pesquisas das brincadeiras populares brasileiras feitas pelo Núcleo de estudos de culturas populares, o músico Rafael leite fundador da associação cultural, tem uma pesquisa de quase vinte anos na área cultural e mais de 10 anos com tambor de crioula especificamente, a partir disso surgiu o desejo de criar o tambor de crioula do Necup, onde adquiriu uma parelha de tambores de crioula, tambores estes grande meião e crivador, que no seu batismo receberam o nome de flores para são Benedito, nome em homenagem ao santo desta brincadeira São Benedito.

Afoxé Bandarerê traz a alegria e a tradição dos terreiros, promovendo a cultura negra, lutando contra a discriminação e o preconceito racial e pela integração entre os membros das religiões de matriz africana. Através da releitura de cânticos sagrados e composições próprias, se apresenta com grandes músicos e ritmistas, além de um belíssimo corpo de baile com belas coreografias.

Atrações.
Bateria Imperador
Afoxé Bandarerê
Mãos a Obra
Tambor de Crioula do Necup
Mais atrações a confirmar !!!

Serviço:
Tambores do Brasil - 9˚ Edição
Domingo, 21 de Maio de 2017
Horário: 15:00
Entrada franca
Aceitamos cartões de crédito e débito para bebidas e alimentação
Estacionamento no local!
NECUP - Núcleo de Estudos de Cultura Popular
Avenida Nossa Senhora De Fátima, 3312 - Prado - Belo Horizonte/MG
Info: (31) 3295-0716 – contato@necup.com.br
Realização: Percussão Brasil
Apoio: Temporada FAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário