Oficina de Samba de Roda - Jefferson Gomes e Samba da Meia Noite.
Horário: De 14h às 17hs.
Valor: R$30,00
Inscrição: contato@percussaobrasil.com.br
Local: Av. Nossa Senhora de Fátima, 3312 – Prado.
NECUP - Núcleo de Estudos de Cultura Popular.
No dia 20 de Maio (sábado) o Percussão Brasil junto com o centro culturalNECUP - Núcleo de Estudos de Cultura Popular, realiza um workshop especial em comemoração ao aniversário do NECUP de 4 anos. A atividade será ministrada por Jefferson Gomes e Samba da Meia Noite em uma oficina de samba de roda.
O Samba da Meia Noite é uma família de sambadores e sambadeiras, que traz em seus batuques e chulas as heranças, lembranças e vivências ancestrais de uma cultura singular que tem origem no Recôncavo Baiano. Através da oralidade multiregional tipicamente brasileira, o Samba da Meia Noite expressa, com um tempero mineiro, a herança deste legado de acordo com a história de cada membro do grupo.
O intenso repertório de sambas e batuques é fruto da vivência do coordenador do grupo, Jefferson Gomes, durante sua infância e adolescência no município mineiro de Almenara, na bacia do Rio Jequitinhonha, onde as cantorias de beira-rio (as chulas e os benditos) eram entoadas incansavelmente pelos moradores da região.
Essa família, por intermédio do samba de roda, busca afirmar, sustentar, divulgar e manter a riqueza cultural brasileira, ao mesmo tempo múltipla e única. Esse é o ideal do Samba da Meia Noite: encantar o mundo através das batidas do samba de roda, ao explorá-lo como tudo começou: somente voz, corpo e tambor.
- Conheça mais do Samba de Roda do Recôncavo Baiano:
O Samba De Roda do Recôncavo, este bem cultural foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2004 e foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 2005. Esta é uma forma de expressão musical, coreográfica e festiva de matriz africana, mesclada aos traços culturais trazidos pelos portugueses, principalmente, pelo uso da viola e do pandeiro e da própria língua portuguesa nos elementos de suas formas poéticas.
O Samba de Roda do Recôncavo Baiano está presente em todo o Estado da Bahia e é especialmente mais conhecido na região do Recôncavo, a faixa de terra que se estende em torno da Baía de Todos os Santos. Pode ser realizado em associação com o calendário festivo – caso das festas da Boa Morte, em Cachoeira, em agosto; de São Cosme e Damião, em setembro; e de sambas ao final de rituais para caboclos em terreiros de candomblé. Contudo, o prazer de sambar pode se dar a qualquer momento.
O curso será ministrado na sede do NECUP e conta com investimento de R$30,00.
INSCRIÇÃO DO WORKSHOP:
Enviar e-mail: contato@percussaobrasil.com.br
Oficina de Samba de Roda com Jefferson Gomes e Samba da Meia Noite.
Nome:
CPF:
Nenhum comentário:
Postar um comentário