terça-feira, 27 de setembro de 2016

DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO – 27 DE SETEMBRO.


O Necup – Núcleo de Estudo de Cultural Popular não poderia esquecer esse dia tão especial, e fazer uma homenagem para esses santos tão importantes no nosso meio.
São Cosme e Damião, gêmeos conhecidos por Ibejis ou Êres, são entidades alegres, festeiras e tem grande prestigio junto aos orixás. Dois irmãos médicos de profissão e santos na vocação vieram do oriente e foram reconhecidos por suas habilidades médicas para ajudar as crianças carentes, jamais abandonaram suas crenças e devido a isto foram perseguidos e decapitados em 303 DC.
Mais do que uma comemoração religiosa, o dia de São Cosme e Damião nos terreiros é marcado pela distribuição de doces e guloseimas para as crianças, que os santos ofereciam para amenizar a tristeza delas segundo a lenda.
Os dois são considerados protetores das crianças, e por isso em seu dia algumas pessoas repetem o mesmo gesto de carinho. Independente da origem das guloseimas, o fato é que se trata de uma data doce, que deve servir para espalhar alegria, cada um com suas próprias convicções e dentro da mais absoluta harmonia.

Salve as crianças , salve Cosme e Damião !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário